Compressa de água quente ou fria: quando usar cada uma?

Quando alguma parte do corpo sofre um trauma, como uma batida ou uma lesão, não demora muito para a dor, a vermelhidão e o inchaço aparecerem. É nessa hora que surge a dúvida sobre qual compressa fazer: quente ou fria?
Compressa de água fria:
- Edema (inchaço, roxo);
- Pancadas;
- Torções;
- Distensão ou estiramento muscular;
- Lesões nas articulações (ombros, joelhos, cotovelos, tornozelos). NÃO pode colocá-la em cima dos punhos ou atrás do joelho, afinal têm artérias importantes que passam ali.
A ação anestésica do gelo ajuda a evitar que o inchaço e o hematoma na região machucada fiquem muito grandes. Além disso, o gelo diminui o fluxo sanguíneo na região em que está exposto, ajudando a desinchar e diminuir a inflamação no local.
Compressa de água quente:
- Dores crônicas nas articulações;
- Hematomas;
- Torcicolo;
- Cólicas abdominais provocadas pela TPM.
Já a compressa quente tem a finalidade de relaxar a musculatura. Tem função contrária à da fria, ao invés de contrair os vasos, ela dilata, aumentando o fluxo sanguíneo.
⠀
No entanto, vale lembrar que as compressas de água não tratam o problema, elas auxiliam na melhora da dor ou inflamação. Então, o ideal é sempre procurar por um médico especializado para realizar o tratamento adequado!